segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

2021 | 2022 | Todas as medidas apresentadas pelas 6 listas

 

MEDIDAS a discutir e aprovar na SESSÃO ESCOLAR

SEXTA-FEIRA, 14/01/2022, 09h30, no AUDITÓRIO

 

FAKE NEWS: O IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NA DEMOCRACIA

  

LISTA A

Medida 1: Criação de um software que acompanhe as notícias (verdadeiras ou falsas) que estão a ter um grande impacto nos média, em tempo real, verificando a sua veracidade.

Medida 2: Criação de um site oficial onde o órgão (pessoa, empresa, ou mais concretamente o governo ou a democracia), alvo de determinadas fake news, possa divulgar a verdade acerca das mesmas.

Medida 3: Criação de um sistema de bloqueio de antigas fake news, podendo evitar que alguns problemas aconteçam novamente.

LISTA B

Medida 1: Criação de uma janela nos websites das escolas, controlada quer pela Associação de estudantes, quer pela própria direção da escola, na qual se coloquem as novas medidas implementadas pelo governo, de âmbito escolar e pela DGS.

Medida 2: Criação de uma entidade suportada pelo estado que terá o controlo sobre as publicações feitas nas redes sociais.

Medida 3: Criação de um site, por um organismo fidedigno, que tem como objetivo garantir a veracidade e atualidade das notícias. 

LISTA C

Medida 1: Criação de um sistema, nas redes sociais, de denúncia de fake news e de rotulação, através de uma etiqueta de fake news nos conteúdos (ex.: posts) que garanta acesso a informação verificada.

Medida 2: Desenvolvimento de uma campanha de sensibilização e educação sobre o conceito de fake news e como detetá-las em formato físico, digital e televisivo.

Medida 3: Criação de um canal televisivo dedicado inteiramente ao desmantelamento de fake news.

LISTA D

Medida 1: Dinamização de aulas facultativas de educação política.

Medida 2: Atribuição de selo de verificação de notícias relevantes para a democracia.

Medida 3: Atribuição de avaliações às diferentes agências de media.

LISTA F

Medida 1: Criação de uma organização, associada às redes sociais, cujo objetivo é criar conteúdo pedagógico sobre as fake news e combatê-las através de diversos meios.

Medida 2: Implementação de um tópico relativo à identificação e exploração de fake news nas aprendizagens essenciais no ensino básico e no ensino secundário.

Medida 3: Atribuição de um selo de certificação pela Deco Proteste, aos sites mais fidedignos, que confirma a veracidade do seu conteúdo.

LISTA G

Medida 1: Implementação de debates escolares como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico.

Medida 2: Envio de mensagens taxativas em épocas de campanha com informações relativas a meios de verificação de factos.

Medida 3: Criação de um sistema de alerta rápido nas redes sociais (semelhante ao do Covid-19 no Instagram) em relação aos debates políticos.

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